17 de jan. de 2020

Quem é o cavaleiro que vem de Aruanda?

QUEM É O CAVALEIRO, que vem de Aruanda? A importância de Oxóssi para nossos ancestrais e para nós é imensa. Ele é o provedor. Ele é o caçador. Ele é o protetor de toda a natureza.

Cultuar a energia desse Orixá se torna muito importante, pois além da boa sorte, traz também da paz. Dos Orixás guerreiros, Oxóssi é o mais tranquilo deles.

Oxóssi é tão pacífico que o único Oboró que Obá, rainha amazona conhecida por abominar homens, admira e respeita é ele. São muito amigos. Foi quem entregou o Eruexim para Oyá, a ensinando a bradar o rabo do cavalo para expulsar egun.

Foi Oxóssi que quando venceu o pássaro das Yamis com sua flecha solitária, abdica dos tesouros para salvar os demais caçadores que seriam mortos por terem falhado na missão.

Oxóssi é o filho teimoso de Iemanjá que ama a natureza, as matas e o silêncio. O caçador do escuro que herdou da mãe o domínio da lua. Dizem os antigos que quando ele precisa falar com ela, é pela lua que se comunicam.

Oxóssi é um Orixá místico e agregador. No Brasil ele juntou todo o povo desta terra, os índios, e se intitulou o grande cacique, fazendo a cultura desses espíritos permanecerem na terra que eles nasceram! Conseguem sentir esse axé? É muito amor, e muita honra, ter nascido no dia desse grandioso Orixá! Okeeeeeee Arooooo Odé! Oluwaó!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário