6 de jun. de 2019

Sabe porquê Oxum carrega espelho?



Muitos acham que Oxum era a dona da beleza e do amor docinho. Engana-se quem acredita que Oxum era uma divindade serena, calma, superficial e vaidosa...

Oxum era sim, a mulher mais adornada de enfeites que poderia ser! Era uma sociedade com o governo de reis, rainhas e súditos. Oxum por sí só, era mulher de mercado. Isso mesmo: Oxum era uma senhora de mercado. Comprava e vendia mercadorias diversas, se tornando assim, uma estrategista exímia para tudo o que desejava ter. O que quisesse, Oxum tinha. Não existe um itan que comente sobre Oxum ser enganada por alguém. O contrário existe...rs E enquanto aos espelhos?

TUDO EM OXUM É BASEADO EM REFLEXO.

O ouro de Oxum, não era o ouro que conhecemos aqui. Era o cobre, o metal mais caro naquela época. Oxum é controladora de ajé (feitiço); então para ela, quando a inveja se enxerga, ela se destrói. Quando o ajé vem para nós e nós o refletimos, ele se dissolve, se extermina! Então, Oxum se colocava bem adornada, bem enfeitada e vistosa. Quando os olhos ruins pairavam sobre ela, eles se miravam no espelho de Oxum e à si mesmos se destruíam.

Conta uma lenda, que Oxum teria cegado com o reflexo do seu espelho, os olhos de uma pessoa que a observava maldosamente. Oxum se põe em brilhos dourados nada berrantes para que a vejamos, mas que nossos desejos ruins não a toquem...

É por isso que seus idés (pulseiras e braceletes) precisam estar sempre muito bem polidos: é com o brilho dos idés nos braços, que ela se defende do olhar mal encarado dos pobres de espírito.

(A.D.)

Por: Filhadaaguadoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário