5 de jun de 2018

Pombagira foi puta e Exu ladrão?




"POMBAGIRA FOI PUTA E EXÚ LADRÃO?"

Lá nos anos 90 quando eu era pequeno e a informação sobre nossa fé escassa era isso que se dizia entre os que não conheciam a religião e de tabela você, que ainda estava aprendendo, pegava aquilo como verdade. Mas, afinal, Toda pombagira foi PUTA?

Tem textão aqui na página explicando o pq desse "senso popular" sobre nossas giras, que tem a ver com a época em que as primeiras entidades vieram e sobre como a mulher era tratada na sociedade. Mas respondendo a pergunta: NÃO, nem todas, aliás, a grande maioria, não foram putas. Assim como também não foram rainhas. Desculpa acabar com o glamour da coisa, mas muitas foram pessoas comuns como eu e você.

Primeiro, acho que o que define a pombagira é o poder feminino de SER QUEM ELA QUISER SER. Ás vezes acho que o esforço exacerbado de alguns irmãos em "lavar a honra" de puta delas meio preconceituosa, já que: QUAL O PROBLEMA? Ela ter sido puta a torna menos que outras que foram rainhas? Essa premissa de ter sido ou não "da vida" não qualifica, ou não, um espírito. E é bem por esse caminho que elas vão já que no começo eram justamente as putas e as mulheres oprimidas e sem voz que elas abraçavam.

Sabem, adoro as giras por essa liberdade que elas passam de que vocês não precisam ser "BELAS, RECATADAS E DO LAR". NÃO! Dane-se o padrão! Dane-se o que seu irmã(o) julga que você seja, Dane-se o que os outros pretendem de você! Elas conseguem enxergar quem você é e te instigam a serem verdadeiros para VOCÊS, não para os outros. 

E por isso me indigna pessoas que usam o nomes dessas mulheres BRAVAS, FORTES, EMPODERADAS, INDEPENDENTES E LIVRES para promover amarrações, simpatias e afins. NÃO! NENHUMA pombagira vai te ensinar feitiço de amarração porque ela acredita que você é MUITO MAIS do que seu parceiro(a) te define. Ela vai sim te ajudar a sarar as feridas da alma mas JAMAIS a alimentar esse buraco para que um dia ele cresça e tome tanto seu espírito que não consiga mais querer viver. A pombagira é seu apoio, é seu escudo, é sua AMIGA. Tá sofrendo, irmã(o)?! Então chama a sua moça em um cantinho quieto e pede: "Comadre, me ajuda a me amar mais!".


Fonte: Magia do Axé