Estava aqui pensando em quantas pessoas largaram o candomblé, a umbanda, porque disseram que a vida não caminhou, que só se afundou, que isso é "atraso de vida". Queria entender aonde está escrito que nossa religião tem a obrigação de fazer alguém prosperar.
Nossos ancestrais vieram para cá na condição de escravos, eram açoitados, mutilados, perderam suas vidas, e mesmo assim não deixaram de cultuar seus deuses.
Nenhum deles prosperou na matéria. Mas a fé os mantinha vivos, a fé lhes dava esperança, e um dia todo aquele sofrimento acabou.
Vamos parar de fazer de nossa religião comércio. Vamos parar de querer culpar a tudo e todos reclamando que o Caboclo não ajudou, Exu não cumpriu, Preto Velho não ouviu.
Óbvio que existem bons ebós de abertura de caminho, bons ebós para emprego, mas é para quem merece, para quem corre atrás e assim mesmo não está conseguindo alcançar seus objetivos.
Parem de jogar as frustrações nas costas das divindades, nossa vida é de nossa responsabilidade, cabe a nós mesmos fazer por onde mudar e merecer. O livre arbítrio nos foi dado e cabe somente a nós fazermos bom uso dele.
Esperar em Orixá não é perder tempo, é saber que tudo virá no tempo certo, nem antes nem depois.
Por: Baseado em texto de Vendaval de axé
Fonte: Filhos da Magia
Nenhum comentário:
Postar um comentário