20 de abr de 2018

Ogum é Ogum...



O SANTO GUERREIRO É O ORIXÁ? Então irmãos, não. Ogum é Ogum e São jorge é são Jorge. Mas, o que une os dois é o SINCRETISMO. Opiniões sobre a existência dele à parte, o sincretismo foi usado pelos negros no Brasil colonial para manter viva a sua cultura e fé perante à dominação branca.

Os escravos eram OBRIGADOS a cultuar os deuses cristãos, mas não podiam ir às igrejas banhadas de ouro. Eram também obrigados a construir suas próprias capelas, o que possibilitava que no culto aos santos achassem correspondências em suas histórias e correlacionassem as figuras para que continuassem louvando seus deuses secretamente.

Geralmente era enterrado o fundamento do Orixá abaixo do altar. Então para o senhorzinho Maria rezava para S. Jorge, mas na verdade era para Ogum suas preces. E o sincretismo é algo que existe somente no Brasil. Geralmente as demais culturas quando subjugadas se perdiam, eram esquecidas ou destruídas. Mas aqui o sincretismo conseguiu manter a identidade do Santo e do Orixá intactas, cada um dentro do seu panteão, mas ainda assim UNIDAS.

Essa é a causa da confusão de muitos irmãos que acham que um é o outro. Não. No Órum eles podem ser amigos e se ajudarem, mas as formas de culto e histórias são distintas e cada um tem sua importância dentro de seu território.

"Ah, mas EU não aceito um Orixá negro sendo cultuado como branco!" Então, irmãozinho, respeitamos MUITO sua opinião, aliás precisamos mais disso, MAS precisamos também respeitar a de quem conheceu e cultua assim. Eu mesmo conheci pela Umbanda e olha só quantas coisas lindas trago pra vocês, então SEM BRIGA! Papai Logun agradece! rss

Então, são devotos do Santo, do Orixá ou dos dois?! Seja Amém ou Axé que os dois nos ajudem sempre! Saravá!


Fonte: Magia do Axé