10 de abr de 2018

O Rei da Fartura!


Ele é o incrível caçador, rei da fartura e expansor de conhecimento. Ele é Oxóssi, OKÊ ARÔ. 

Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.

Oxóssi é a expansão dos limites, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida.
Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte.

Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição.

Orixá da mata, dos animais, do alimento em fartura e da caça, O Orixá Oxóssi é o responsável por prover as refeições de todos, sempre afortunando os que o buscam. Seu conhecimento e seu modo de vida na natureza o torna um perfeito guerreiro e sábio. Ele está em sintonia com o meio ambiente e é responsável por todo o balanço do eco sistema, até mesmo o cantar dos pássaros. Esse Orixá é defensor de todos aqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família.

Oxóssi está ligado a tudo que é natural, inclusive dons como a dança, o canto e as artes plásticas. Viver em sintonia com esse Orixá é esperar sempre o positivo e buscar no mundo o que ele naturalmente nos oferece. Por amar tanto tudo que naturalmente possuímos, ele também representa um pouco de preguiça e comodidade, pois, para poder contemplar é necessário paciência e tempo de relaxamento.

Que nunca nos falta a fartura de Oxossi . Okê Arô Arô.


Fonte: União da Luz