4 de out de 2017

15 Passos para a Atenção Plena no Trabalho – O Trabalho como Prática.





1. Começa o teu dia com 10 minutos de sessão de meditação sentada.

2. Aproveite o tempo para se sentar e desfrutar de tomar o café da manhã em casa.

3. Lembre-se todos os dias da sua gratidão por estar vivo e ter 24 novas horas de vida para viver.

4. Tente não dividir o seu tempo em ” meu tempo ” e ” trabalho.” todo o tempo pode ser seu próprio tempo se você ficar no momento presente se mantiver em contato com o que está acontecendo no seu corpo e mente. Não há razão para que o seu tempo no trabalho seja menos agradável do que o seu tempo em qualquer outro lugar.

5. Resista ao impulso de fazer chamadas no seu celular enquanto estiver a caminho ou voltando do trabalho, ou a caminho dos compromissos Permita-se, desta vez, este tempo estar só com você, com a natureza e com o mundo à sua volta.

6. Arranje uma área para observar a respiração no local de trabalho onde poderá ir para se acalmar, parar e descansar. Faça intervalos regulares se respiração para voltar ao seu corpo e trazer os seus pensamentos de volta para o presente.

7. Na hora do almoço, coma apenas a sua comida e não os seus medos ou preocupações. Não coma o almoço na sua mesa de trabalho. Mude de ambiente. Vá dar um passeio.

8. Faça um ritual para beber o seu chá. Pare o trabalho e olhe profundamente para o seu chá para ver tudo o que foi necessário para fazê⁻lo: as nuvens e a chuva, as plantações de chá e os trabalhadores que colhem o chá.

9. Antes de ir a uma reunião, visualize alguém muito tranquilo, consciente e hábil para estar com você. Refugie-se nesta pessoa para ajudar te manter calmo e em paz.

10. Se sentir raiva ou irritação, abstenha-se de dizer ou fazer alguma coisa imediatamente. Volte para a sua respiração e siga a sua inspiração e expiração até você se acalmar.

11. Pratique olhar para o seu chefe, os seus superiores, os seus colegas ou os seus subordinados como seus aliados e não como seus inimigos. Reconheça que trabalhar colaborativamente traz mais satisfação e alegria do que trabalhar sozinho. Saiba que o sucesso e a felicidade de todos é o seu próprio sucesso.

12. Expresse a sua gratidão e apreço aos seus colegas regularmente pelas suas qualidades positivas. Isto irá transformar todo o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais harmonioso e agradável para todos.

13. Tente relaxar e restaurar-se antes de ir para casa, para que não traga energia negativa acumulada ou frustração para casa com você.

14. Tire algum tempo para relaxar e voltar para si quando chegar a casa antes de começar as tarefas domésticas. Reconheça que a multitarefa significa que nunca está totalmente presente em algo. Faça uma coisa de cada vez e dê a isso toda a sua atenção.

15. No fim do dia, guarde um registro de todas as coisas boas que aconteceram no seu dia. Regue as suas sementes de alegria e gratidão regularmente para que elas possam crescer.


Por: Thich Nhat Hanh (Tradução do original em inglês: equipe Budismo Petrópolis)