31 de mai de 2017

Guias, colares, brajás, fios de conta da Umbanda

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Primeiro vamos saber oque é realmente e para que serve as guias. Muitos médiuns tem dúvida qual cor da guia de cada orixá? Qual cor da guia de cada entidade da Umbanda?

Guias são instrumentos de atuação mágica. que ficam sempre nos pescoços dos médiuns, as guias servem para um equilíbrio auríco, por isso as guias são sempre de cristais, sementes ou conchas. Servem para um maior contato com nossos guias. usada somente em giras.

Fios de Contas, ou como alguns chamam: "Guia de proteção" usadas no pescoço por muitos diariamente, quase sempre são de miçangas, servem para guardar o corpo do médium. Temo Efeito mais das cores utilizadas. A Guia de proteção não pode ser usada em giras, pois o seu trabalho é de afastar energias.

Esses fios também devem respeitar o orixá de Coroa, só se usa Fio de Contas da cor do Seu orixá. Alguns usam fios de contas de Exu mas esses devem ser evitados pois anulam nossa energia sutil, somente usa-se fio de contas de exu em casos extremos( Visita a hospitais, cemitérios e outros lugares pesado)

Colares, são feitos de plástico e não servem para nada, nem como cor nem energeticamente.

Hoje também temos Brajás, Brajás são fios de miçangas que tem mais a função de reconhecimento, um brajá de 3 fios é usado pelos pais pequenos de uma casa e o de 7 fios pelo dirigente, ogãs e Cambones confirmados também ganham brajás.

É Importante ressaltar que toda é preferencialmente confeccionada pelo seu dono e precisa de aprovação do dirigente da casa que você frequenta mesmo que seja presente.

Além do que Guia sem ser cruzada vira colar. Tipo aqueles de barraca de artesanato!


Que Oxalá nos abençoe sempre

Saravá .'.


Por: Pai Léo Del Pezzo