30 de nov de 2016

O que são os falangeiros?


Falangeiros são espíritos que trabalham ou atuam sob a vibração dos Orixá, levando seu nome. Orixás na Umbanda não incorporam, embora sejam comuns suas manifestações em transes anímicos nos terreiros umbandistas, mesmo que nem todos os diretores de rito as reconheçam ou as aceitem,
inexoravelmente elas ocorrem. Quem realmente incorpora, acoplando-se nos chacras dos medianeiros, são seus representantes diretos, compostos por uma legião de espíritos que possuem a outorga do Orixá, se fazendo presentes em todos os templos de Umbanda. Cada falange recebe o nome de seu chefe ou Orixá e cada espírito dessa falange atende por esse mesmo nome. Por isso, encontramos, por exemplo, Ogum Beira-Mar manifestado em inúmeros terreiros num mesmo momento.

Não devemos confundir transe anímico com mistificação. Toda a incorporação é um transe, mas nem todo transe é uma incorporação, que requer um espírito do lado de lá vibrando e se "acoplando" de fora para dentro ao corpo astral do médium. O transe com os Orixás ocorrem naturalmente, irrompendo de dentro para fora, do inconsciente para as zonas psicomotoras conscientes e que dominam a manifestação do mental - central nervosa - e consequentemente do corpo físico do médium.


Por: Norberto Peixoto - do livro Ensinamentos Básicos de Umbanda