24 de ago de 2016

Todos nós temos um Exu que nos guarda?

A obra “Livro de Exu – O mistério Revelado” de Rubens Saraceni revela muitos pontos importantes sobre a atuação dos Exus em nossa vida e em como esse mistério está presente em todas as nossas relações. 

Para isso, destacamos três asserções do livro:

- Exu Natural está relacionado ao orixá de frente
- Exu de Trabalho está relacionado ao orixá ajuntó
- Exu Guardião está relacionado ao orixá ancestral

A relação de Exu com médiuns e não médiuns

A narrativa de Pai Rubens Saraceni também explica essas correlações dos “tipos” (campos de ação) de exus com os orixás e com as pessoas sejam elas médiuns ou não. “Todas pessoas têm à sua esquerda um Exu Natural que atua no sentido de vitalizá-las” falando isso o autor propõe que independente de quem seja, esse Exu natural sempre se fará presente na vida das pessoas, pois isso integra o que nós chamamos de Lei Maior e que tem como objetivo a evolução dos seres.

Como dito, esse Exu pode atuar vitalizando as pessoas que evoluem de forma correta e agir desvitalizando-as quando essas tenderem para uma ordem mais negativa. Esses Exus não incorporam, e atuam na vida das pessoas de forma mais sutil.

Nos médiuns agem por meio dos exus de incorporação e nos não médiuns por meio das pessoas que fazem parte do ciclo social desta encarnação (por isso ele correlaciona-se com o orixá de frente).

Já os Exus de trabalho ou Exus de Lei são as entidades regidas pelo Mistério Exu ou Orixá Exu, que nós vemos incorporados nos médiuns dentro dos terreiros. Essa classe de Exus apenas os médiuns possuem e a sua atuação compreende a identificação cármica do consulente.

Esse Exu age então identificando o “problema” da pessoa e orientando ela a quais medidas tomar para extirpar esses transtornos. Por isso, é comum vermos esses Exus falando afundo sobre nossa postura e (no campo magístico) instruindo sobre qual oferenda precisamos realizar e a qual Exu e/ou Orixá.

Já os Exus Guardiões são os regentes planetários que velam pela paz e harmonia de todos, sejam eles seres de Luz, de Trevas ou humanos. Dos Guardiões emana o magnetismo mental que guarda a lei e estabelece o equilíbrio entre os planos desse planeta.

Tudo o que foi falado circunda em torno do Mistério Exu ou Orixá Exu que é tema do curso Exu – O guardião da Luz. O texto foi escrito levando em consideração os apontamentos de Pai Rubens Saraceni no livro “Livro de Exu – O Mistério Revelado“, nada disso busca findar ou estabelecer uma regra sobre a sua concepção sobre Exu (cada um compreende e concebe a sua maneira), mas sim, mostrar um pouco do que nós temos de conceituação sobre os mistérios de Exu.

Para saber mais e se aprofundar em uma análise dessas três “classes” de Exus indicamos a leitura da obra “Livro de Exu – O Mistério Revelado” (clique para adquirir) e o curso Exu – O Guardião da Luz.


Por: Júlia Pereira