22 de jun de 2015

A Umbanda é uma Religião Espiritualizada.

A palavra religião nos remete ao religare, ou seja, tornar a ligar, isso significa União com o Pai ou Ligação ao Universo. Religião seria a atitude de devoção que religa, que une de novo os homens a Deus. E a Umbanda faz isso: ela liga ou religa o ser a Deus, que passa a crer na sua onipresença e onipotência. Ela faz o ser entender e crer na Lei da Ação e Reação, na Lei da Atração e na Lei das Afinidades, que são “simplesmente” as leis básicas que regem o Universo. Ela também determina o cumprimento do mandamento ensinado por Cristo “Amai a Deus sob todas as coisas e ao próximo como a si
mesmo”, mandamento único que expressa em si mesmo o amor incondicional, a compaixão, o perdão e a fé, qualidades e atributos necessários para um ser evoluir em espírito.

Além disso, a Umbanda realiza atos ritualísticos maravilhosos como casamento, batismo, pompa fúnebre, conversão religiosa, confirmação religiosa e etc. Todos sustentados pelo Plano Astral e, quando corretamente realizados, esses atos adquirem valor civil caracterizando, inconfundivelmente, a Umbanda como religião. Mas a Umbanda também é a única que necessita do domínio interior e da reforma íntima do homem. Ela é a única que necessita da consciência de si mesmo no mundo espiritual. Portanto, Ela é uma Religião Espiritualizada e Divina.

Segundo o pensamento de Einstein: “O característico do homem religioso consiste no fato de se ter libertado das algemas do seu egoísmo, construindo, por seu modo de pensar, sentir e agir, um mundo de valores supra-personais, aprofundando e ampliando cada vez mais o seu impacto sobre a vida … A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a Teologia. Abrangendo os terrenos material e espiritual, essa religião será baseada num certo sentido religioso procedente da experiência de todas as coisas, naturais e espirituais, como uma unidade expressiva ou como a expressão de uma Unidade”. Einstein continua: “Aceito o mesmo Deus que Spinoza chama de Alma do Universo. Não aceito um Deus que se preocupe com as nossas necessidades pessoais”.

Muito Axé a todos !!!


Por: Mãe Mônica Caraccio
Fonte: Minha Umbanda