29 de abr de 2013

A Umbanda é Universal

universalismo, religioso, religião, respeitoÉ importante deixar o "biblismo" e o "igrejismo" de lado e enfocar vossa mente na essência da mensagem do Evangelho de Jesus, tão bem lembrada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas na data da anunciação do culto nascente. Para isso, não precisa haver imagens e podeis gradativamente "dessincretizar" a umbanda, libertando-a das ladainhas e dos oratórios católicos.


A mistura da umbanda com as práticas mágicas populares ocasiona uma fricção nas consciências dos prosélitos nesse início de terceiro milênio, criando uma crise de identidade em algumas expressões sacerdotais, levando-as a posturas abruptas para se perpetuarem no poder.


Elas impõem, assim, um senso de urgência irreal querendo a exclusão violenta do que as desagrada, como preconizam os "pais-de-santo" famosos da "umbanda", perdidos nas iniciações coletivas regiamente pagas, disfarçados entre "mistérios" ocultos, veladamente esfaqueando um galo aqui, um bode acolá, a pedido do falso "exu" que vilipendia o Verdadeiro.


A umbanda é universal e não se limita a uma raça ou etnia: africana, negra, índia, vermelha, branca ou amarela. Na verdade, existe uma frustração crescente de certos "umbandistas" na busca de referenciais para seus atos primitivos: fazer a cabeça com sangue, deitar para o santo, além de raspagens e matanças.


Para terdes a convicção interna que não falseia o fundamento imprescindível à essência da umbanda é mover vossos espíritos para a caridade. É óbvio que isso não combina com sacrificar animais, da mesma forma como é inconcebível idealizardes Jesus oficiando entre os apóstolos com faca afiada à mão entre berros de galos e animais de quatro patas, que serão cortados com precisão mortal em nome do Pai.


Cada vez mais é preciso indicar o que é umbanda. A partir disso, cada um pode então concluir o que não é a Divina Luz.


[important]Por: Ramatís - médium Norberto Peixoto - do livro A Missão Da Umbanda - Editora do Conhecimento
Fonte: Missão de Luz[/important]