11 de jan de 2013

A harmonia de Exu

exu, umbanda, esquerda, malandro, magiaTudo que está em harmonia tem beleza e tudo o que tem boa vibração nos faz bem.


A essência das almas já equilibradas com as forças do Alto é pura, por isso a razão de notarmos na aparência dos mais belos anjos (espíritos mui evoluídos) o resultado de seu esforço maior dentro da caminhada evolutiva, sua luz interior.


A verdadeira beleza constitui-se nos sentimentos superiores, na transformação do ser que apara as arestas e molda positivamente a forma.


E do mais modesto em entendimento ao mais iluminado pelo saber, temos seres de todos os matizes espirituais, portanto, de todas as belezas que pudermos em nossa limitada percepção conceber.


A harmonia das formas espirituais vem justamente dos pensamentos e das ações voltadas para o altruísmo, provindas dum sentimento de amor puro e desinteressado, que os seres desenvolvem em si, no processo evolutivo.


Ao contrário dos que se afundam no mar da ignomínia, degradando a forma humana e desequilibrando o psiquismo, os espíritos que já estagiam na Escola do Saber, arregimentam para si energias abundantes e renovadoras, que revigoram e direcionam para novas etapas existenciais, conduzindo o ser através do trabalho e do estudo incessante, a mundos mais evoluídos onde não existe a dor (entende-se por dor o atraso moral).


A cura promove no indivíduo seu restabelecimento energético, pois uma vez distante das trevas, mais próximo está da luz.


O sofrimento é o resultado das ações dos que ainda ignoram a verdade que é o conhecimento que provém de Deus, dentro da nossa capacidade de assimilação e de entendimento.


E é justamente deste atraso moral que despretensiosamente falaremos, pois a falta de conhecimento causa enormes dificuldades e uma delas é a má interpretação.


Quantos equívocos não se deram por conta da arrogância e da ignorância dos seres?


É fato que os irmãos católicos atribuíram as entidades cultuadas pelos africanos, a imagem do demônio, “colocando-lhes” chifres e rabos.


Falamos propriamente de Exu (o guardião) que ainda hoje é confundido com os seres satanizados, inferiorizados (quiumbas).


Enfatizaremos a beleza de forma a traduzir a harmonia da alma já evangelizada, ou seja, daremos ênfase aos aspectos positivos que muitos desconhecem, do que é saudável, belo, harmonioso, verdadeiro e equilibrado.


O objetivo é de informar mais sobre alguns aspectos que muitas vezes ficam obscuros para a maioria das pessoas, por falta de informação adequada. Exu tem muitas funções e responsabilidades, porém não falaremos delas.


Sabemos que Exu plasma variadas formas e se apresenta a cada um como bem entende, vai do mais simpático ao mais sério, porém todos são luminosos. Aqui relataremos o que vimos e sentimos sobre estes queridos irmãos, em experiência mediúnica.


Enfatizamos que o espírito toma formas variadas dentro da vertente espírita ou espiritualista para melhor se aproximar de seus irmãos encarnados, porém os exus pelo que sabemos, não usam formas tão diferentes das que conhecemos, são iguais aos homens daqui (plano físico).


Mas é só na semelhança física, pois os Exus são seres equilibrados e harmonizados com as Leis de Deus, não possuindo rabos nem tão pouco cornos, não precisam de sangue, tão pouco servem as trevas.


Se os rapazes que estão desajustados e ainda trilhando caminhos tortuosos quisessem seguir-lhes os exemplos, seria extremamente positivo, pois os Exus são limpos, educados, íntegros, fiéis, corajosos e trabalhadores...


São caridosos, estudiosos, honestos e equilibrados.


Ah! E prezam a família.


Aí algumas pessoas poderão pensar: “mas se estão mortos"...


Se são espíritos desencarnados, como ter família !?!”


Pois é, eles têm!


E nada de formas grotescas, os Exus são lindos!


Meninas, eu disse lindos! A cor dos olhos pode variar, verde, azul, etc. Têm cabelos bem tratados e são mui elegantes.


Surpreendentemente eles vibram uma energia fantástica, são luminosos em sua essência e encantadores, são apaixonantes, viu garotas!?


Portam-se de forma irrepreensível nos mostrando a essência verdadeira de um homem íntegro e puro.


Eles têm boa estatura, são esbeltos e fortes.


Podem ser loiros, morenos, etc. Uns usam terno, outros trajam-se à moda oriental, túnica e calça, em tecidos delicados e belos, com cores agradáveis que pode ser um verde mais claro, cinza, azul turquesa, etc.


Mas não é regra geral, pelo que sabemos os Exus podem apresentar-se em diferentes trajes e não podemos nos esquecer de que são muito sérios, mas deste último detalhe todos sabemos.


Acho que as animei demais, não é mesmo garotas? Pois bem, os rapazes (Exus) seguem única e exclusivamente a Jesus.


Os ensinamentos e exemplos dados pelo divino Mestre são rigorosamente estudados e seguidos pelos moços, que são comprometidos e fiéis.


São trabalhadores incansáveis do divino Amigo, desde os que ainda estagiam no caminho do conhecimento, até os mais sábios.


Portanto, NÃO SÃO LASCIVOS, NEM BEBERRÕES, NÃO DESRESPEITAM e NEM AVILTAM.


Só mais um detalhe, a beleza física que pudemos perceber só exterioriza a bondade, o equilíbrio e a sabedoria destes irmãos, lembrando que o que submerge degrada-se e o que se eleva, harmoniza-se.


Os espíritos que servem na Seara de Jesus, são harmoniosos e belos, vibram amor e nos convidam ao caminho do estudo e do conhecimento.


Jamais devemos nos esquecer de que os que odeiam e desprezam, dimanam baixas vibrações e sujam-se com elas.


Porém os que amam e servem na Seara de luz, vibram em alto diapasão e purificam-se nas energias benfeitoras. Pois este é o sentido maior do Espírito evangelizado.


[important]Por: Letícia Gonçalves - Fonte: Missão de Luz[/important]