21 de dez de 2011

O Natal

Não sei se sou eu quem está mais atento esse ano ou se sempre foi assim, mas parece que estamos tendo uma profusão de textos e artigos versando sobre como o Natal perdeu seu espírito e seu propósito. Muitos dos articulista estão nos trazendo textos versando sobre como o Natal hoje é meramente uma festa comercial, que nos esquecemos porque comemoramos essa data.

Antes mesmo de continuarmos devemos lembrar que o Natal só faz sentido aos cristãos, mas não é comemorado somente por esses. Lembrar também que a data do Natal é uma data pré-estabelecida pela igreja católica, já que tem-se notícias de que antes do século 3º d. C. a data de 25 de dezembro era uma data de celebração pagã destinada a celebrar o nascimento anual do deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis). Muitos dos elementos que hoje usamos para decorar nossas casas e que nos remetem ao Natal são derivados desta celebração pagã, como por exemplo a árvore de natal, que dentre algumas teorias é tida por alguns como uma "cristianização" da tradições e rituais pagãos em torno do Solstício de Inverno, que incluía o uso de ramos verdes, além de ser uma adaptação de adoração pagã das árvores.



Mas parece-me  que todos estão debatendo sobre a comercialização do Natal, afinal de contas quantas pessoas sabem

por exemplo que o nascimento de Jesus era celebrado no dia 06 de janeiro antes, e até mesmo depois, da padronização da data pela igreja católica? Qual o problema da troca de presentes? Qual o problema nas propagandas e campanhas feitas pelas empresas para vender nesta época do ano?

Será que o espirito de Natal não pode conviver com o apelo comercial, com a troca de presentes, com os símbolos pagãos? Ou será que o espirito de natal tem na verdade morrido dentro de nós mesmos?

Devemos nos lembrar que em muitas famílias é a celebração desta data que faz com que elas se unam e se encontrem. Que é a celebração desta data que já fez guerras cessarem temporariamente suas batalhas  em respeito e adoração a mesma.

Em algum momento devemos nos lembrar porque se celebra o Natal. Celebramos o Natal para comemorar o aniversário e nascimento de Jesus. Nos recordarmos de seu vida, de seus exemplos. Nos lembrarmos que somos humanos e que como Ele mesmo nos ensinou, deveríamos estar amando nosso próximo.

Logo abaixo disponibilizo a todos um ótimo vídeo de um cordel sobre o Natal.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VL06KdpGqpA]


Aproveito ainda para desejar a todos os amigos do Cantinho de Francisco de Assis, em nome de todos os seus membros, um ótimo Natal. E que não nos esqueçamos de celebrar o Cristo junto com nossas famílias e com nossos entes queridos.


Abraços e FELIZ NATAL!!!