13 de ago de 2011

O Cantinho

Caros amigos,

Desde o último semestre de 2009 o Cantinho de Francisco de Assis tem suas portas abertas para o acolhimento de pessoas que necessitam de alguma ajuda espiritual.

Realizamos um trabalho baseado na Doutrina Umbandista, mas de acolhimento e tratamentos voltados ao indivíduo tratando os problemas que cada um queira e esteja disposto a compartilhar conosco. Apesar dessa orientação umbandista, principalmente porque os trabalhos são conduzidos por entidades que escolheram a Umbanda e seus arquétipos como modo de se apresentar a todos nós, nunca nos esquecemos da máxima do Cristo quando nos disse:
... como o Pai me amou, assim também eu vos amei. (Jo 15, 9)

... amai-vos uns aos outros como eu vos amei.  (Jo 15, 12).

Jesus queria, e ainda quer, de cada um de nós que saibamos amar a todos, uns aos outros, incondicionalmente; é isso que tentamos fazer, atendendo ao chamado do Mestre, apesar de todas nossas limitações.
Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.  Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.  Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça.” (Jo 15, 15-16)

Além de Jesus, como se não fosse suficiente, temos ainda mais um a quem seguir e a nos servir de exemplo: Francisco de Assis. É lógico que Jesus é mais do que suficiente para servir de exemplo a qualquer pessoa que queira seguir pelo caminho reto da vida e ainda poder ajudar a outros irmãos, mas Francisco, além de figura incontestável de amor que viveu junto a nós, nos mostra como, sendo espíritos imperfeitos, podemos fazer muito pelos outros.

Francisco mais que qualquer outro nos mostrou como viver à moda cristã, como seguir os passos do Mestre. Senão vejamos:






Apesar desses exemplo a serem seguidos e da nossa vontade,  ninguém deve ser iludir quanto perfeição do grupo de trabalhadores dessa casa: somos todos, sem sombra de dúvida e sem exceções, espíritos imperfeitos tentando nos melhorar, só isso!
O velho CantinhoCom isso em mente e seguindo orientação e aconselhamento da espiritualidade passamos todo esse tempo, até os dias de hoje, vendo esse trabalho nascer e crescer.

Vários amigos estiveram aqui conosco, seja para acolhimento, seja para trabalhar nessa empreitada pelo bem de todos. Verdade que alguns desses já não se encontram junto nesse trabalho, mas nem por isso deixaram nossos corações mais triste, só mais saudosos!

Durante esse período nos valemos de alguns espaços que muitas vezes mostraram-se acanhados mas que foram de grande utilidade e nos receberam com grande carinho. Passamos várias tardes e algumas noites trabalhando nesse espaços e grandes coisas vimos acontecer e nos aconteceram.

Apesar de tudo, sempre almejamos um espaço melhor, com maior conforto, que pudesse nos abrigar e abrigar a todos que procuravam o Cantinho.

Esse ano resolvemos nos mobilizar e começamo a procurar alternativas para que pudéssemos viabilizar esse novo espaço. Com o passar de pouco tempo tínhamos algumas opções e resolvemos consultar a espiritualidade sobre uma delas: a mudança do Cantinho para dentro da mesma propriedade que hoje nos abriga mas em localização diferente, já com o aval para essa mudança pelo proprietário.

Qual foi a nossa surpresa quando a espiritualidade superior nos concedeu permissão para realizar essa mudança!



Desde então solicitamos a todos vocês a colaboração e ajuda para que pudéssemos edificar um novo espaço para atendimento do Cantinho de Francisco de Assis e conseguimos durante esse período um montante aproximado de R$ 5200,00 (cinco mil e duzentos reais) que é suficiente para darmos início à construção desse novo espaço. É bem verdade que esse montante não é o suficiente para realizarmos toda a obra, mas é mais que suficiente para termos um novo local para recebê-los e podermos trabalhar.Com o início da construção essa semana nos foi solicitado, por parte da espiritualidade, um recesso para que a obra possa acontecer. Imaginamos que dentro de no máximo 2 meses estaremos de portas abertas para receber a todos com muita festa e alegria.



Da mesma forma estaremos sempre que necessário divulgando a prestação de contas do dinheiro que foi e que venha a ser arrecadado e particularmente coloco-me a disposição de qualquer um para dirimir dúvidas sobre a mesma.

Em nome de toda a equipe do Cantinho (encarnada ou não ), gostaria de agradecer a todos vocês pela ajuda e pelo carinho que nos foi dispensada durante todo o tempo que o Cantinho está aberto.

Aproveitem esse novo espaço e em breve voltamos com nossos encontro presenciais.

Abraços!